MÉTODO SELO VERDE
O Método Selo Verde surgiu em meados de 2009, quando se iniciou a obrigatoriedade da gestão de resíduos, onde a Prefeitura Municipal de Maringá-PR exige que toda empresa que gere mais de 50 Kg ou 100 L de rejeito/dia passe a contratar uma empresa terceirizada para coletar esse resíduo.
Diante da nova realidade a EcoAlternativa percebeu a necessidade de uma ação de gestão integrada de resíduos efetiva, com intuito de transformar grandes geradores em pequenos, ou diminuir o custo com destinação de resíduos.
O foco do projeto é:
-
O cumprimento da lei;
-
A sensibilização ambiental;
-
Promover uma Gestão de Resíduos de excelência;
-
Promover benefícios econômicos para a empresa;
-
Promover a imagem da empresa.
As empresas que aderem ao Selo Verde, além do benefício econômico – para algumas - terão como estratégias um intensivo de implantação e visitas mensais, mediante o diagnóstico de necessidade da empresa – que é realizado pela EcoAlternativa para reforçar as práticas do Selo Verde com os colaboradores.
O Selo Verde trabalha também com o “Marketing Verde”. Através de postagens na página da EcoAlternativa no Facebook, a entrega do adesivo do projeto e de um certificado, para serem divulgados no estabelecimento e uma reportagem anual na revista ACIM, para colaborar na divulgação dessa nova empresa que se preocupa com o meio ambiente.
Todas essas ações agregam na imagem da marca e no seu intuito de destinar corretamente os resíduos que são produzidos, informando aos clientes sobre mais esse propósito da empresa.
