NÃO SEJA UM PROFISSIONAL MECÂNICO. PENSE, INOVE! 💡
- EcoAlternativa
- 25 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2020
O que você enxerga quando olha para uma lixeira? 👀 Lixo ou resíduo?
De onde eles surgiram? Para onde vão? Geri-los é tempo perdido ou perspicácia? 🤷♀
Com o passar dos anos as leis sobre resíduos tornaram-se mais rígidas, os custos com destinação aumentaram, as tecnologias surgiram e com isso veio a necessidade de parar para pensar em como fazer gestão. ♻
Precisamos aguçar nossos olhares para que enxerguemos esses resíduos de maneira
ECONOMICAMENTE VIÁVEL E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL. ♻💰
E a resposta é uma só: GESTÃO DE RESÍDUOS COM EXCELÊNCIA!
Os profissionais da área também precisam acompanhar a evolução, e cabe a nós buscarmos soluções ambientais onde consigamos atender de maneira mais eficiente todas as necessidades do empreendedor.
Precisamos sair do modo mecânico, começar a pensar em toda a trajetória de um resíduo dentro de uma empresa e buscar as melhores soluções para esses resíduos.
Para isso precisamos abrir a mente para a criatividade, afinal, gestão de resíduos é um desafio. Precisamos buscar coletores responsáveis, métodos viáveis, sustentáveis e econômicos para tratar esses resíduos.
É uma análise bem simples, porém um desafio até mesmo para quem já conhece sobre o assunto.
Pare e pense: “Porque mandar um reciclável para o aterro sanitário se ele ainda pode ser reciclado, reutilizado, reaproveitado? O que ele pode se tornar, como posso resolver? Qual a melhor maneira de segrega-lo? Como posso armazená-lo? É possível comercializar este resíduo e gerar receita para esta empresa? ”. 🧐
Precisamos sair do comodismo de encontrar uma empresa que “resolva meu problema, ou melhor, o tire de vista”. Precisamos analisar do ponto de vista econômico também, pensar em quilogramas, litros, responsabilidade e também cifrões. A destinação de resíduo tornou-se mais um custo para as empresas, e podemos reorganizar, repensar e reduzir esses custos através da gestão de resíduos, precisamos ser os olhos do empreendedor, fazendo-o enxergar esses resíduos como algo mais do que “lixo”, enxerga-los como resíduos que podem ser transformados em sustentabilidade e economia.
É um grande desafio, porém um desafio possível de ser enfrentado e vencido! 😉
Ana Paula Julião
Analista Ambiental Pleno
Comments